domingo, 15 de setembro de 2013

Tchau, Pico-pico !


Ah! Lapa... Linda Lapa - assim é sua fama.
Cidade onde araucarienses são caçados como vampiros, monstros, bruxos...
Camponeses correm com tochas e forquilha á mão. O bando tem experiência em busca e esquadrinha cada cantinho minuciosamente.
Toda esquina tem uma tropa procurando o único "corpo estranho".
Treinam o ano todo para massacrar o inimigo polaco desavisado. Este é o famoso Cerco da Lapa?
Deve ser porque vivem sob o signo da guerra. A que se foi com os maragatos e a que pode vir a qualquer momento. Ainda bem que não carregam o canhão.
Tem obra do Poty? Nem vejo. Passo correndo.
Centro histórico? Uma infinidade de casinhas centenárias, praticamente todas iguais. Nenhuma com a porta aberta para me esconder.
Iguais a túmulos. Em cada cova um batateiro que se vai.
O paralelepípedo molhado, não dá aderência aos pés. Sebo nas canelas. 
Me perco num beco com três mocinhas.
Lindas loirinhas, sereias polaquinhas, anjinhas galegas, musas barrocas de olhos verdes.
Uma dessas pede um beijo. Ficamos. 
Me disseram que os araucarienses são considerados metidos, insuportáveis. Mas para elas, eu não sou assim. Eu não sou assim. Bem melhor que isso. Baita encantamento. Ecoou na minha mente.
Se bem que nunca fui eleito o mais popular. Nem tenho muitos amigos. O clima e os corações são frios em Araucity.
Não é normal?
Enquanto fico de folia com as meninas, o bando de milicos prepara a emboscada.
Corro pelo labirinto lapeano até uma rua sem saída. Em situações desesperadas, medidas desesperadas.
Invado uma casa, entro sem bater e fecho a porta á chave. Imagine o choque das pessoas á mesa de jantar, tomando sopinha, sorvendo o caldo.
Pensam que é assalto.
Os trogloditas rodeiam a casa, com clavas e machadinhas. O moço pai de família tem paciência de monge para ouvir minha história.
Compreende e paga um taxi até alguns quarteirões dali.
Longe o suficiente para eu despistá-los e sumir de vez.  Tchau, pico-pico!
Como escapo, o quanto corro, como sobrevivo e como fui parar lá,  são detalhes que logo esquecerei.
De real e duradouro apenas o beijo dela.
...
Que fiasco!
Bem feito!

Araucariense, não se engane. Se alguém te convidar para alguma festa na Lapa. Cuidado. Pode ser a guilhotina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário