segunda-feira, 8 de julho de 2013

Toró Azul Petróleo


Na terra da batata, foi o maior bafafá 
Toró ou tornado. No cabelo um afuá
Furacao, vendaval, redemoinho, ciclone
Veio TV, bombeiro, Defesa Civil, GM, os "home"
O peão ficou rodado com as voltas que o mundo dá
A pisa dos céus. Mais um indigente na sarjeta.
Fui rogar pra santinha polaca preta 
Eu que não rasgava nada, tomei uma atitude porreta
No imenso portal azul, ajoelhei e me pus a rezar



Em Abaetetuba, não tinha uruca.
Tivesse eu ficado na janela de butuca, 
o vento que sopra na minha baiúca
Putistanga! Não teria feito tanto estrago.
Eu vim de longe pra entrar na parada.
A parada foi outra. Gente vizinha desalojada.
Nem entra, nem sai no Shangri-lá, Serra Dourada.
Num piscar de olhos, foi se embora o meu telhado



Logo tinha parente do Pará me ligando
Viram no jornal, árvore e poste quebrando  
Égua! O susto do incalculável dano
passou quando atendi o celular.
Queriam saber do Katrina em Araucária
Furacão Catarina se bandeou pr'essas área?
Meu nome na latrina, a vida precária
Papa-chibé, isto aqui não é o lugar. 



Saudade da minha lancha vuadeira
A pesca tranquila no barquinho de madeira
Agora, abandonado no fim das três ladeiras
Manoel Ribas, Bertolino e Archelau, 
Faltou São João, Vaquejada, Boi Bumbá 
Este povo não tem o que comemorá
Eu vi o frio violento. E o toró que só faz torá
Onde o vento faz curva afinal


Leite quente dói o dente, oxênte! 
Pé d'água Azul Petróleo leva tudo pela frente
Pessoas vagam pela rua, como zumbis inconscientes
té leso? Bora logo. Melhor sumir se aguará
Cabos caídos, Fios de luz, muito trololó
Tudo emaranhado. Minha vida que deu um nó 
Prefeitura me dá uma mão, mas eu me sinto só
Prefiro mil vezes o Seridó, sem tempestade nenhuma para reclamar



Me deram telha, tijolo e colchão...
Me deu na telha. Além  do teto e perdi o meu chão
Belezal! Minha saída é a demissão. 
Aguardar a quita do gato chegar.
Será uma carreira daqui para o Norte.
No trecho, á mercê da própria sorte. 
Espero não cair neste mesmo golpe
Quero distância deste tal Paraná.

Um comentário:

  1. Sobre um vendaval, dito por alguns furacão, que assolou o Jardim Serra Dourada, e causou dezenas de pessoas desalojadas.

    ResponderExcluir